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Régua de cobrança é um instrumento de planejamento através de um cronograma usado pelas empresas para cobrar seus clientes.

Dessa forma, segue-se um roteiro que vai desde a data de inicio serviço até o atraso do cliente. Podem ser enviados, lembretes, ou outras informações sobre as faturas atrasadas entre outros eventos importantes para cobrança bem sucedida.

Se você não tiver um processo padronizado de cobrança, terá muito mais dificuldades para notificar clientes e manter um índice de inadimplência baixo.

Entende-se por atraso o pagamento do devedor os primeiros 30 dias após o vencimento.

Contudo, após 30 dias, deve-se considerar como inadimplente

Qual objetivo da régua de cobrança?

O principal objetivo da régua de cobrança é evitar o atraso nos pagamentos e diminuir a inadimplência.

Além disso, a régua de cobrança tem como objetivo mapear desde o início a inadimplência, ajudando as empresas a descobrir o real motivo o qual os clientes deixaram de pagar suas faturas.

A régua de cobrança é recomendada para empresas de qualquer porte e todos os tipos de  pagamentos, tais como assinaturas, planos e mensalidades.

Quais as vantagens em ter uma régua de cobrança na empresa?

As principais vantagens em ter uma régua de cobrança nas empresas são:

Melhor organização das contas da empresa

Quanto maior o índice de recebimento , melhor é a saúde financeira da empresa. A mesma consegue estar sempre no azul podendo estar em dia com suas obrigações.

Mapeamento do perfil dos clientes inadimplentes

Após os primeiros  atrasos no pagamento a empresa consegue enxergar os reais motivos que aquele devedor deixou de pagar. Seja por dificuldades, esquecimento, encerramento de atividades, etc.

Melhorias continuas no processo comercial

Ter uma régua de cobrança, ajuda as empresas a traçarem o perfil daquele cliente inadimplente, evitando possíveis erros na parte comercial que levaram aquela situação.

 Ajuda a evitar fraudes

Desde o início, ao verificar que aquele cliente esta em atraso, é possível descobrir se houve fraude no processo de vendas e desde o início tentar sanar o problema ou evitar que futuros acontecimentos ocorram.

Como fazer uma Régua de Cobrança?

Como já dito anteriormente, consideramos atraso no pagamento aquela cobrança cuja fatura venceu e não foi paga em até 30 dias após o vencimento.

Após 30 dias do vencimento, consideramos aquela devedor como inadimplente.

Dessa forma. Temos 4 fases básicas os quais temos que criar uma régua efetiva para recebimento. São elas:

  • O período pré-vencimento
  • O dia do vencimento
  • O período de atraso
  • O período de inadimplência.

Exemplos de régua de cobrança

Assim sendo, deve-se tomar ações para cada um dos períodos.

No Período pré-vencimento e vencimento, tomamos ações básicas como enviar notificação ao cliente sobre lembretes de seu pagamento, seja através de e-mails, SMSs e etc.

No período de atraso, enviamos diversas notificações e entramos em contato, nos dias 15-20-25-30, através de e-mail e telefonemas

No período de inadimplemento, recomendamos que o devedor seja negativado nos órgãos de proteção ao crédito, protesto, etc. Além disso, recomendamos que seja feita cobrança através de uma assessoria especializada.

Com quanto tempo é recomendado ingressar com uma ação contra um devedor?

Se após 60 dias de inadimplência, ou 90 dias do vencimento o devedor não realizou o pagamento ou efetuou o acordo, deve-se pensar no ingresso de ação judicial

O Assunto é muito delicado, tendo em vista que trata-se de uma medida extrema contra o devedor.

Assim sendo, deve-se em todo processo de cobrança entender o motivo o qual levou o devedor a não efetuar o pagamento de suas obrigações.

De qualquer forma, deve-se encontrar uma assessoria especializada em cobrança para direcionar o credor na hora de tomar essa decisão.